SECRETÁRIO: MAURI MARIANI
PROFESSORES
ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS:GLEICIMARA MARTINELLI ZANOTELLI
LUCIANA BONELLA
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS:
LÍNGUA PORTUGUESA:EDGAR PEDRONI COZZER
MATEMÁTICA: LUANA RACHEL COZZER
HISTÓRIA: EDIANA MARIA DA VITÓRIA FERNANDES
ARTES: EDIANA MARIA DA VITÓRIA FERNANDES
CIÊNCIAS: LUCIANA IGNÁCIO PEISINO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA: LUCIANA IGNÁCIO PEISINO
INGLÊS: EMANUELE COZZER
EDUCAÇÃO FÍSICA: CLEBER TADEU FERREIRA MORONARI
SERVENTES:
MARIA LUCIA PEREIRA CAPICHE
CLEUDINÉIA PAINS DOS SANTOS BISPO
IZAURA FERREIRA DA VITÓRIA
HISTÓRICO DA ESCOLA
A EMEF “ PATRIMÔNIO DE SANTO ANTÔNIO, município de São Domingos do Norte. Ela se insere em um histórico de ensino na localidade que teve início no ano de 1975. Atende , atualmente, cerca de 105 alunos, a maioria vinda de comunidades vizinhas que utilizam o transporte escolar.
A atuação da escola se faz sentir de muitos modos: na organização de atividades culturais na comunidade, realizando festas comemorativas (mães, pais, crianças, juninas, etc), desfile cívico, gincanas, feiras, semana cultural, , palestras e torneios esportivos. Resulta disso uma ativa participação dos alunos, que se organizam em grupos de acordo com as atividades a serem desenvolvidas. Pode-se verificar todo um trabalho de criação por parte dos alunos que agregam valores ao trabalho pedagógico e que poderiam ser associados à dinâmica escolar. São atividades que demandam investimentos em recursos humanos e materiais para que aconteçam com regularidade e caráter formador. Com isso é possível discutir a construção do conhecimento, oportunizar o lazer e o despertar de talentos dando visibilidade à novas perspectivas de vida.
A Comunidade
Nossa comunidade situa-se na zona rural do município de São Domingos do Norte. Ao longo da sua história, a região vem mantendo uma estrutura de economia agrária, tendo como base a cultura do café. Do mesmo modo que outras regiões rurais do Brasil sofremos com as crises geradas pela falta de investimentos na agricultura, pela queda nos preços dos produtos, pela seca e escassez de mão-de-obra, na época das safras. É comum, na região, as famílias utilizarem a mão-de-obra de seus filhos adolescentes, uma necessidade diante da baixa renda familiar. Fato que muitas vezes gera baixo rendimento escolar e a própria evasão, na impossibilidade de conciliar trabalho e escola, negando a esses adolescentes um direito básico assegurado por lei: a educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário